quarta-feira, 7 de setembro de 2011

a roça e a cidade

Receita já batida por aqui, porém de muita aceitação e “agrado”, o risotto. Fui convidado para cozinhar para umas amigas na semana passada (sério) e a opção foi, quase imediata, por este prato. Havia sugerido algumas outras coisas como massa, carne, cozidos... mas quando falei do risotto, “fechou” na hora. A receita básica é a tradicional (veja publicações antigas nesse mesmo blog); o recheio foi escolhido no supermercado, em função do que víamos (das partes mais divertidas). Apesar de não terem lá muitos laços gastronômicos, optei por tentar combinar linguiça com aspargos, já que também foram eles os mais unanimemente aceitos entre aquele grupo. Compramos ainda couve e batata sem que, para eles, houvesse um destino muito certo.

Com o arroz quase no ponto (3-5min antes de terminar) acrescentei a linguiça previamente frita. Com o fogo apagado e o arroz pronto, juntei o aspargo fresco cozido, a manteiga e o parmesão ralado. Última incorporada (gentil para não arrebentar o vegetal), panela tapada por 2 minutos.

Na montagem, encontrei o destino para a couve: frita no azeite. Alho assado também entrou aqui. Ah, a batata ficou para outro dia.

Tomamos um chileno Missiones del Reino, 2007 – Carmenère, para acompanhar. Como dizem lá na minha terra, combinou muito viu?!

Sirva sempre fervendo o seu risotto!

Um comentário:

  1. Ai que vontade que dá... Sou apaixonada por risotos, e quando se trata dos do quase Mestre Gui... Putz que delícia!

    ResponderExcluir

/* yoomp verificação autenticidade Yoomp