sábado, 19 de novembro de 2011

pão, pão, pão, pããão!




Fazer pão é fácil, festivo e prazeroso. Sério. Todo mundo deveria tentar. Esta semana fiz duas vezes sendo, os de hoje, recheados – para o lanche da tarde!

Saíram 3 opções, bauru (presunto, queijo e tomate), peito de peru com queijo e salame com queijo. Aqui, obviamente, a criatividade é bem-vinda; os recheios podem ser do que você quiser e/ou tiver em casa.

Para esta receita, usei:
500-600g de farinha de trigo (a depender do ponto da massa)
2 ovos (+1 gema para pincelar)
2 colheres de sopa de fermento biológico
1 ½ xícara de leite morno
1 xícara de óleo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de sal

Para os recheios:
200-300g de presunto
200-300g de queijo prato (a muçarela derrete-se muito...)
100g de salame
1 tomate em rodelas, temperado

Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto a farinha). Adicione 90% da mescla à farinha e mexa até uniformização. Se a mistura ficar ‘seca’ adicione os 10% de líquido restante. Havendo ficado úmida, vá polvilhando com farinha e incorporando, até o ponto de enrolar.

Deixe a massa descansar aprox. 1h (se quiser, faça bolinha e bote no copo d’água). Amasse mais uma vez após haver crescido e, novamente, deixe descansar por cerca de 1h.

Abra a massa com rolo (quanto mais fina, em minha opinião, melhor!) e recheie com camadas de queijo, presunto, salame, etc. Enrole cada pão tal como um rocambole, pincele com uma gema e leve a forno 180ºC por cerca de 30 minutos em forma untada e enfarinhada.

Rendeu 5 pães médios, alguns sorrisos e muita satisfação!

Um comentário:

/* yoomp verificação autenticidade Yoomp