Olá, pessoal!
Buscando nas minhas fotos um tema para a publicação de hoje encontrei um retrato de um jantar que aconteceu há exatos 365 dias. Faz então um ano que minha irmã me recebeu com todos os ingredientes necessários para um yakissoba caseiro; um convite indireto à cozinha. O prato? Saiu saborosíssimo, muito obrigado. Único defeito, pra mim – e acabando logo com esta rasgação de seda – foi o uso de uma massa tipo nissim ao invés do macarrão mais adequado para este preparo. Mas, no frigir dos ovos, não fez tanta diferença assim.
Para 4-5 pessoas foram usados:
- 500g peito de frango (gosto de colocar carne de vaca também; meio a meio! Filé mignon em tirinhas finas).
- aprox. 500g de vegetais cozidos (al dente): cenoura, brócoli, couve flor e acelga. Milho e vagem que aparecem na foto foram oportunidades ocasionais aproveitadas por querer.
- 500g de broto de feijão (moyashi).
- 600-800g de macarrão para yakissoba, soba, cozido al dente.
- óleo de gergelim torrado.
- 1 cebola picada fina, gergelim torrado, gengibre, shoyu, sal e ajinomoto.
Cozinhe o macarrão em água até que fique al dente e reserve. Em seguida, preferencialmente em uma wok (mas pode ser em qualquer panela ou frigideira grande), aqueça um bom fio de óleo de soja e frite o macarrão cozido até que esteja firme, com o cuidado de não deixar queimar. Retire o macarrão da panela e nela mesmo refogue a carne com a cebola bem picada. Se forem 2 tipos de carne, ponha primeiro a que mais demora (ex: vaca) e em seguida a mais “delicada” (peixe ou frango).
Instantes antes das carnes estarem prontas, adicione o gengibre ralado (a gosto!!), uma xícara de café de shoyu mais ou menos, uma pitada de sal e outra de Ajinomoto. Cuidado com os "sais" já que o shoyu também salga. Complete o preparo com os legumes pré-cozidos, seguidos do moyashi. Misture por +1 minuto para que o broto cozinhe e finalize com o macarrão “frito”. Mexa com cuidado para não danar os ingredientes. Corrija o sal, polvilhe com gergelim torrado e regue com óleo de gergelim torrado (é o sabor do yakissoba).
津津有味 !!!!
obrigado por ensinar essa receit - a zi adoooora - eu nunca li nem fiz uma receita dessa - qualquer dia vou fazer pra agradar mais ela um abra do joel cabeca
ResponderExcluir