quinta-feira, 10 de junho de 2010

ela chegou!!

Olá, pessoal!

Finalmente chegou a época do ano mais adequada – e esperada por muitos – para o preparo da feijoada... Não é minha estação preferida, mas confesso que adoro uma boa feijoada!! É outro daqueles pratos que deve contar com mil receitas, dicas e toques diferentes... Quero então deixar apenas a minha contribuição para que possam preparar, experimentar e, se for o caso, comentar!

Todo ano eu faço feijoada, já está quase virando uma tradição. Minha preparação é muito farta, não se assuste com as quantidades; é que o pessoal gosta assim! Tenho o cuidado de fritar, dessalgar e remover todo o excesso de gordura das carnes para que o prato não fique tão pesado – apesar de parecer impossível... Outra coisa importante (e já entrando na primeira dica) é que sempre faço a feijoada na véspera de servi-la. De uma noite para o almoço do próximo dia. Quem é que nunca escutou que “ela” fica melhor no dia seguinte?

Bom, este ano o quorum foi pequeno e, para 8 pessoas, usei:
- entre 500 e 600g de feijão preto
- 400g de costelinha
- 300g de lombo
- 200g de paio
- 200g de linguiça calabresa
- 200g de linguiça portuguesa
- 100g de bacon macro (se é que é possível...)
- 100g de carne seca magra
- 1 laranja descascada e inteira (segredo número 2)
- tempo, carinho e paciência na medida!
opcionais:
- 1 pé de porco (calma!)
- 1 ponta de rabo de porco
- 200g de salsicha
tempero:
- 1 cebola grande picada
- 2 a 3 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- fios de azeite de oliva
- sal e pimenta do reino a gosto
- 50ml de cachaça

Preparação das carnes
As carnes que eventualmente tiverem sido compradas salgadas precisam ser demolhadas antes do uso. Recomendo 24h de molho, trocando diversas vezes a água. À exceção dos embutidos, ferva então as carnes em água por aprox. 10min. Com um fio de azeite em uma frigideira grande frite todas as carnes, em sequência: bacon (retire os pedaços e deixe a gordura), linguiças picadas (idem), as carnes “opcionais” (idem), a carne seca (idem) e finalmente o lombo (a ser frito na gordura de ‘todo mundo’ que passou por ali).

Preparação do feijão
Cozinhe o feijão preto em panela de pressão por aprox. 15min. O ponto ideal, nesta receita, é não totalmente cozido – já que depois ele voltará ao fogo com as carnes. Escorra o feijão e – importante – guarde a água.

Montagem da feijoada
Com mais um fio de azeite, desta vez no caldeirão onde a feijoada será preparada, refogue brevemente o alho e a cebola e junte todas as carnes pré-prontas. Flambe este refogado com a cachaça, mexendo com bastante cuidado para não destruir as carnes. Obs: se não conseguir flambar, aumente o fogo e ferva até que o álcool evapore-se. Junte o feijão cozido, refogue por mais alguns minutos e logo complete com a água de seu cozimento. A feijoada está pronta para madurar. Apague o fogo, adicione o louro e mergulhe aquela laranja descascada. Tampe a panela e deixe repousar até o dia seguinte.

Cerca de 1.5h a 2h antes de servir, retome o cozimento para engrossar o caldo até o ponto desejado (cada um avalia segundo sua preferência!). Durante este tempo, faça um arroz branco (carregado no alho), uma farofa simples e aproveite para refogar – ao estilo “the flash” – uma porção boa de couve cortada beeeem fininha em algumas colheres de manteiga. Sirva ainda com laranja picada e vinagrete (sem cheiro verde!!).

Avise que vai servir a feijoada fervendo e tenha em casa uma pimenta forte e espaço para que todos possam recostar-se após a refeição!

2 comentários:

  1. Nossa...

    Vontade mata???

    rsrsrs

    Chiquérrima esta feijoada, ein!! Carnes flambadas na cachaça!! Uau!!

    Muito bom, Gui!! (melhor se chamar a gente para a próxima... hehehehe)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa! Que tal fazermos uma em Jaguariúna? As únicas coisas que eu não gosto são a lingüiça portuguesa (textura estranha) e as partes externas do porco. Ah, e o nosso vinagrete a gente faz com caldo do feijão e um pouco de Tabasco.

    ResponderExcluir

/* yoomp verificação autenticidade Yoomp