quarta-feira, 21 de abril de 2010


Olá pessoal!

Fazia tempo que eu não cozinhava... Final de semana passado foi organizado um almoço para uma pequena recepção de parentes e amigos da família. Lá fui eu pro tacho! Não houve um pedido por nada especial; resolvi assar um lombo – costumo dizer que é uma carne que ‘tem boa saída’!

Para 10 pessoas comprei um lombo fresco de aprox. 2kg. Duas boas dicas são: é necessário deixá-lo marinando desde a véspera e, se você o quer macio, não tenha pressa ao assá-lo...

Na marinada usei (tudo em quantidades aproximadas):
- 1 copo grande de vinho branco
- 1 col café cominho
- 1 col café curry
- 6 cravos espetados no lombo
- o que baste de azeite, sal e pimenta do reino.

Como procedimento geral, fure o lombo com um palito de churrasco (uns 10-15 furos), embale-o em um plástico, regue com a marinada. Feche o saco e deixe repousar na geladeira, dentro daquele caldo, de um dia para o outro, virando-o de lado ocasionalmente.

Umas 3 ou 4 horas antes de servir, embale a peça em papel alumínio (lado mais brilhante virado pra comida, né mãe?!) e coloque em forno médio por umas 2 horas. Quando começar a sentir o cheiro pela casa, confira se já está assado. Repita até que esteja a ponto de descobrir e dourar a carne.

Como acompanhamento, pré-cozinhe 8-10 batatas pequenas (com casca). No momento em que desembrulhar o lombo para dourar, disponha as batatas (fatiadas ou cortadas grosseiramente) na forma, de maneira que absorvam parte do sabor desprendido pela carne.

Sugestão de prato, servir com abacaxi, farofa e arroz branco. Um feijão fresco (enriquecido com linguiças) também não é nada mal!

E bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* yoomp verificação autenticidade Yoomp