segunda-feira, 17 de maio de 2010

como chama??

Olá, pessoal!

Quero, com esta publicação, criar um subcapítulo (vivo em dúvida agora com esta nova ortografia, quem é que leva hífen...) dentro das “andanças”, para falar de comidas típicas, com ideia de tentar retratar as curiosidades e toda configuração dos pratos esquisitos ou não, que eu tiver chance de provar por aí... Sabores, odores, texturas, semelhanças com outro algo, etc. darão a tônica destas publicações.

Para começar, algo não muito estranho em forma e sabor e bem típico em El Salvador: as pupusas. O nome é mais estranho que o prato, aqui convenhamos... A preparação tem como base uma tortilla de milho assada em chapa bem quente, servida com curtido (legumes em uma espécie de relish ou pickles, carregado em repolho, vinagre e cenoura ralada). Algumas vezes pode vir ainda com um ralo molho de tomates.

Pupusas podem ser ‘puras’ ou com recheio. Destacam-se, entre as recheadas, as de carne e as de quesillo; um queijo suave entre a nossa mussarela e um meia cura fraco de sabor. São gostosas se comidas bem quentes. Vi muita gente comendo junto com pasta de feijão (frijoles refritos; um feijão vermelho que acho que não tem no Brasil, cozido e amassado feito purê).

Uma outra curiosidade a respeito das pupusas é que segundo a tradição do lugar, tanto melhores serão - assim como os acarajés baianos ou as coxinhas paulistas - quanto mais rudimentar for sua preparação, destacando-se aquelas feitas nos ambientes menos apropriados e, por que não, menos ‘limpos’. É muito comum também (pela razão acima?) ver diversas senhoras com suas bacias de massa crua em barracas precárias pelas esquinas da cidade, estapeando bolas de massa entre suas mãos buscando achatá-las para então assá-las em chapas improvisadas. Dizem ainda que a melhor hora para degustá-las está em algum momento entre o café da manhã e o almoço.

Indo pra lá sugiro experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* yoomp verificação autenticidade Yoomp